educação integral
escolas
saudáveis
O programa Escolas Saudáveis tem como objetivos principais o investimento na formação de profissionais da educação, o engajamento de comunidades para a adoção de hábitos mais saudáveis e a melhoria das práticas educativas relacionadas à educação para sustentabilidade.
Aqui, o foco é educar para a saúde e qualidade de vida. Procuramos estimular o protagonismo entre crianças e adolescentes nos temas relacionados à saúde e bem-estar. Fazemos isso trabalhando a formação dos educadores fornecendo apoio pedagógico às equipes escolares.
Todos os profissionais da escola participam de um curso de formação: merendeiras, educadores e funcionários da limpeza, por exemplo. Assim contribuem com seus conhecimentos, aprendem a trabalhar conteúdos curriculares nas atividades do projeto e saem munidos de ferramentas para realizar as ações.
O apoio pedagógico complementa essa ação com a presença de um educador de campo diretamente nas escolas, para trabalhar a formação contínua dos profissionais.
No Escolas Saudáveis, como o tema da alimentação é recorrente, a merendeira, por exemplo, é uma figura muito importante. É fundamental que ela participe da formação, pois é ela quem ajuda a colocar as novas práticas em uso, além de enriquecer nas discussões do grupo.
Bárbara Dias
Responsável pelo projeto na equipe Evoluir.
imagens
veja as cidades onde este programa já foi realizado