ensino de ciências
nau dos
mestres
Quando o ensino incentiva a autonomia, os estudantes podem investigar com curiosidade aguçada e sem medo de errar. Nessa proposta, os alunos são convidados a “navegar” entre os saberes das ciências a bordo da Nau dos Mestres, feita em parceria com o Ciência em Show.
Nau dos Mestres é um programa que ensina ciências de forma diferente e criativa. O laboratório é composto por quatro caixas: Merlim, Leonardo da Vinci, Apolo e Gaia.

A caixa do mestre Merlim aborda temas relacionados à química e física; Leonardo traz experiências ligadas à geometria, aerodinâmica e movimentos; o mestre Apolo trabalha temas relacionados à energia e à luz; enquanto Gaia tem sua temática ligada aos ciclos e elementos da vida, preservação da natureza e biologia.
Além das caixas, quatro livros — um para cada mestre — completam o acervo e apresentam os experimentos na forma de desafios. A cada história surge um novo desafio que os alunos devem cumprir e, assim, aprender de forma prática e lúdica conceitos de física, química e biologia.
O programa inclui a capacitação de professores e o acompanhamento da evolução dos alunos.
vídeo
Nau dos Mestres
O universo da ciência apresentado de forma divertida.
Vimos o projeto Nau dos Mestres como uma oportunidade para desenvolver um trabalho de educação com uma faixa etária diferente da que já trabalhamos no Instituto 3M. Foi interessante conhecer a iniciativa e, nas escolas, observamos que os educadores estavam entusiasmados com a chegada da Nau para implementar o trabalho em sala de aula.
Giovana Pereira
Coordenadora de projetos sociais do Instituto 3M, um dos patrocinadores do programa junto à Evoluir.
imagens
veja as cidades onde este programa já foi realizado