Conhecer, criar, fazer! Essa é a força da aprendizagem maker.

Fazer um boné com luzes ou construir um robô artista não é só divertido, é também educativo. Ao se deparar com atividades mão na massa como essas, os estudantes aprendem conceitos de forma prática, elaboram hipóteses e desenvolvem habilidades socioemocionais. ArteLab é o projeto da Evoluir que leva a aprendizagem maker e a robótica para dentro da escola ou de casa. E o mais importante, de forma acessível para todos.

O desafio

É inegável a importância de inovar nas maneiras de ensinar e aprender. Lousa e giz há tempo são coisas do passado e diversas escolas investem pesado em novas tecnologias, como os espaços maker. O problema é que é muito caro construir um makerspace ou laboratórios de robótica e isso impede que milhares de escolas tenham acesso a essa metodologia de ensino. Não é justo que alunos fiquem para trás por causa disso. Aprender fazendo deve ser algo acessível para todos os alunos, em qualquer escola.

A solução

Foi pensando em tornar a aprendizagem maker acessível a todos que criamos o ArteLab. Nossa proposta é levar para as escolas uma maneira exploratória e colaborativa de aprender, propondo uma experiência investigativa que estimule a formação de mentes curiosas, criativas e críticas.

O ArteLab alinha-se a uma das principais tendências na educação: a metodologia STEAM — Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics.

Por meio de desafios, são trabalhados conceitos da cultura maker, tinkering e hands-on, orientados à construção de conhecimentos múltiplos.

Os alunos tornam-se protagonistas do seu aprendizado ao explorar as diferentes possibilidades de resolução oferecidas pelos experimentos propostos. Assim, ampliam suas habilidades e competências cognitivas, motoras e socioemocionais.

Os educadores também passam por formações e oficinas criativas. Eles conhecem melhor a abordagem STEAM e são estimulados a criar seus próprios desafios, aplicando-os com seus alunos.

Explore, imagine alternativas, combine materiais e produza soluções criativas!

A T-Box é o recurso de aprendizado que compõe o ArteLab. São materiais variados divididos em três categorias: estruturais, eletrônicos e robóticos, além de um conjunto de ferramentas e adereços. Eles são utilizados para uma diversidade de desafios que estimulam os participantes a colocar a mão na massa e a criatividade em ação.

Impacto e Resultados

25.200

estudantes
beneficiados

840

estudantes
beneficiados

3.360

T-BOX
entregues

13

municípios
alcançados

Parceria de resultado

Torne-se um patrocinador e seja um incentivador do desenvolvimento integral, promovendo projetos transformadores.

Auxiliamos empresas a realizar suas ações e estratégias sociais com eficiência, contribuindo com os ODS — Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU — e favorecendo a agenda ESG — Environmental, Social and Governance.

Conheça algumas empresas parceiras que apoiam o ArteLab e a educação maker no Brasil!