Assessoria Pedagógica
Oferecemos assessoria pedagógica, cursos e formação continuada para que gestores e educadores promovam inovações em ensino e aprendizagem junto às suas redes de ensino.
Abordagem
A experiência acumulada pela Evoluir indica que processos de mudança para maior qualidade na educação pública envolvem uma ação coordenada que promova: 1. Desenvolvimento das lideranças para um melhor clima escolar; 2. Incentivos à colaboração e ao trabalho em equipe; 3. Ensino e aprendizagem personalizada; 4. Avaliação contínua ao longo de todo o processo, de preferência de forma participativa.
O modelo abaixo resume a nossa abordagem:
1 . Desenvolvimento das Lideranças
Desenvolver as habilidades das lideranças para a criação de condições ideais onde professores e redes possam atingir objetivos comuns. Fazemos isso por meio do trabalho de formação e apoio às lideranças da Secretaria de Educação e das escolas. Este é o Pilar 1 da nossa abordagem: desenvolver as lideranças escolares para promover uma mudança de cultura em toda a rede educacional.
2. Colaboração entre as equipes
Incentivar a colaboração e o trabalho em equipe. Para um maior conhecimento acerca de si e do outro, é fundamental que haja um ambiente institucional na escola que ampare, estimule e acolha o comportamento colaborativo, o respeito e a participação. Neste sentido, as abordagens da Gestão Democrática Escolar podem ser entendidas como estratégia importante para ampliar a potência educativa da escola e compõem o Pilar 2 da nossa abordagem.
3 . Ampliar as competências e habilidades do professores
Ampliar as competências e habilidades dos professores para oferecerem um ensino eficaz. Para isso, trabalhamos com eles em formações específicas e apoio pedagógico para melhorar a qualidade de planos de aula, das metodologias de ensino e dos recursos educacionais. Este o Pilar 3 da nossa abordagem: ampliar as competências e habilidades dos professores para inovar nas práticas de ensino e aprendizagem.
4 . Medir e avaliar para produzir o impacto esperado
Buscar feedbacks de maneira participativa, constante e programada, e incorporar esses feedbacks ao sistema, juntamente com métricas e indicadores que permitam aferir o sucesso e indiquem áreas e oportunidades de melhoria. Os resultados dessas atividades produzem dados, informações e a materialidade necessárias para o sucesso. Juntos, compõem o nosso Pilar 4: medir e avaliar para produzir o impacto esperado.
Cursos de Formação Continuada
Oferecemos assessoria pedagógica e cursos de formação continuada para que gestores e educadores coloquem em marcha processos de inovação em ensino e aprendizagem e mudança organizacional junto às suas redes de ensino.
- Curso Livre de Gestão Escolar e Formação de Lideranças
- Aperfeiçoamento em Gestão da Educação na perspectiva da Educação Integral
- Aperfeiçoamento em Educação Integral e a Escola do Século XXI
- Aperfeiçoamento em Educação Infantil
- Aperfeiçoamento em Língua Portuguesa – Anos Iniciais
- Aperfeiçoamento em Língua Portuguesa – Anos Finais
- Aperfeiçoamento em Matemática – Anos Iniciais
- Aperfeiçoamento em Matemática – Anos Finais
- Aperfeiçoamento em Educação Especial
- Aperfeiçoamento em Alfabetização de Jovens e Adultos – AJA
- Especialização no Ensino de Língua Portuguesa
- Especialização no Ensino de Matemática
- Especialização em Educação de Jovens Adultos e Idosos – EJA
- Curso Livre de Matemática e Resolução de Problemas
- Curso Livre de Aprendizagem Baseada em Projetos na Educação Infantil.
- Curso Livre de Aprendizagem Baseada em Projetos no Ensino Fundamental I e II
- Curso Livre de Gestores com base na BNC do diretor escolar
- Curso Livre em Gestão da Educação na perspectiva da Educação Integral
- Curso Livre em Educação Integral e a Escola do Século XXI
- Curso Livre de Estratégias de Avaliação Formativa
- Curso Livre de Monitoramento e Planejamento da Alfabetização
- Curso Livre de Planejamento das Turmas Multisseriadas no Campo