Formar leitores, transformar vidas

O projeto “Mundo da Leitura” visa mais do que enriquecer e diversificar o acervo literário de escolas, centros culturais e bibliotecas. Através de doações de livros e workshops para educadores, o projeto estimula o hábito da leitura e promove o desenvolvimento de competências essenciais para a formação de cidadãos conscientes, críticos e criativos.

O desafio

Quando uma criança se encanta por um livro, um mundo de oportunidades se abre – desde sua infância até a vida adulta.

 

A leitura é uma habilidade fundamental para a formação de cidadãos conscientes, empáticos, que resolvem desafios de maneira criativa, com empatia e boa comunicação. No entanto, quase 40% das crianças brasileiras do 4º ano do ensino fundamental (EF) não dominam habilidades básicas de leitura (PIRLS – 2021). Essa realidade impacta diretamente na permanência escolar e no acesso a oportunidades ao longo da vida. 

Mas como incentivar esse hábito desde a infância? Como educadores podem promover a leitura prazerosa no dia a dia pedagógico?

A solução

O Mundo da Leitura enfrenta esse desafio ao qualificar e ampliar o acervo literário de instituições públicas. Além disso, o projeto oferece workshops para educadores e agentes culturais, capacitando-os a incentivar a leitura de forma envolvente. O projeto foca em escolas, centros culturais e bibliotecas públicas em regiões de maior vulnerabilidade social, selecionadas em parceria com as Secretarias de Cultura/Educação municipais.

Doação de acervo literário
Cada escola participante recebe um baú móvel e interativo, com curadoria de livros feita por especialistas. São selecionados títulos de acordo com a faixa etária e interesses de crianças de 6 a 10 anos e o resultado é um baú diverso, recheado de personagens, temas e ilustrações que vão marcar a memória afetiva dos pequenos. 

Enquanto se divertem, as crianças mergulham em assuntos como cidadania, hábitos saudáveis, cultura, diversidade e meio ambiente.  

Formação de educadores
A abordagem do Mundo da Leitura considera quem está na linha de frente da formação de leitores. Como escolher um bom livro? Como estimular o interesse de um estudante? 

Após as formações do projeto, educadores ampliam o repertório de técnicas de contação de histórias e mediação de leitura, e se sentem preparados para tornar a leitura um hábito cotidiano com as crianças. 

Acessibilidade
Pensando em acessibilidade, “Mundo da Leitura” fornece acesso ilimitado ao acervo adaptado em audiodescrição dos livros da Editora Evoluir, garantindo que todas as crianças tenham a oportunidade de se encantar pela literatura. 

Contação de histórias
E para deixar essa experiência ainda melhor, o projeto prevê uma contação de história de um dos títulos do baú, realizada por um profissional local.

Formar leitores, transformar vidas. Isso é Mundo da Leitura.

Título

A leitura desempenha um papel crucial na melhoria da qualidade do aprendizado, na capacidade de análise crítica, síntese e na nossa compreensão profunda de uma realidade complexa e em constante transformação.

Impacto

2

edições

5.409

alunos
beneficiados

315

educadores participantes

51

escolas
abrangidas

14 mil

livros
distribuídos

Parceria de resultado

Auxiliamos empresas a realizar suas ações e estratégias sociais com eficiência, contribuindo com os ODS — Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU — e favorecendo a agenda ESG — Environmental, Social and Governance.

Torne-se um patrocinador e seja um incentivador do desenvolvimento integral, promovendo projetos transformadores. Saiba mais: ola@evoluir.com.br.

Aprovado na Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Viajando na Leitura está disponível para patrocínio com benefício da dedução fiscal.

Conheça algumas empresas parceiras que apoiam essa causa!