O que acontece na infância reverbera pela vida toda

Na infância, cada momento é uma oportunidade de exploração e conhecimento! E no projeto Trilha das Descobertas, o brincar e a aprendizagem se unem para despertar a curiosidade, a autonomia e a criatividade de crianças de 4 a 6 anos. Por meio de recursos ludo-pedagógicos e formação para professores, o Trilha amplia oportunidades de aprendizagem, melhorando a qualidade da educação infantil.

O desafio

Investir na educação infantil é mudar hoje a realidade que queremos viver no amanhã. Afinal, a primeira infância é um período crucial para a qualidade de vida e redução da desigualdade em nosso país. 

É nessa etapa da vida, que as crianças desenvolvem bases cognitivas, emocionais e sociais que aumentam suas chances de permanência escolar e empregabilidade no futuro. 

No entanto, ainda existem muitas barreiras estruturais e pedagógicas para as crianças brasileiras aproveitarem todo o potencial de aprendizagem dessa fase. 

A solução

O projeto Trilha das Descobertas contribui para a mudança desse cenário ao oferecer atividades especialmente projetadas para crianças na primeira infância. Com um acervo diversificado de jogos, livros, instrumentos musicais e brinquedos, o projeto estimula o desenvolvimento sensorial, relacional, corporal e cognitivo, alinhando-se aos cinco campos de experiência da BNCC.

O projeto também investe na capacitação de professores e agentes culturais para promover o brincar e a autonomia infantil de crianças entre 4 e 6 anos com experiências significativas e criativas, além de apresentar novas possibilidades de pensar e atuar em sala de aula.

Brincar, aprender e crescer. Fazer parte do Trilha das Descobertas é mudar hoje a realidade do amanhã.

Exploração Criativa: o brincar e a BNCC em ação

Em cinco caixas de descobertas, encontramos ferramentas para desenhar, pintar, brincar e explorar. Esses tesouros materiais abrem caminhos para abordar os cinco campos de experiência da BNCC: Identidade e Subjetividade, Corpo e Cultura, Estética e Sentidos, Comunicação e Linguagens, Formas e Ritmos. 

Com o apoio da metodologia Atividades Baseadas em Projetos (ABP), educadores entendem como adaptar materiais e atividades de acordo com suas realidades, se tornando guias que apoiam a autonomia das crianças em suas jornadas de aprendizado.

Impacto e Resultados

2

edições

5.409

alunos
beneficiados

315

educadores participantes

51

escolas
abrangidas

14 mil

livros
distribuídos

Parceria de resultado

Auxiliamos empresas a realizar suas ações e estratégias sociais com eficiência, contribuindo com os ODS — Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU — e favorecendo a agenda ESG — Environmental, Social and Governance.

Torne-se um patrocinador e seja um incentivador do desenvolvimento integral, promovendo projetos transformadores. Saiba mais: ola@evoluir.com.br.

Aprovado na Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Viajando na Leitura está disponível para patrocínio com benefício da dedução fiscal.

Conheça algumas empresas parceiras que apoiam essa causa!